Conservatrio Carlos Gomes

Portal Aluno
Conservatrio Carlos Gomes
  • Teatro
  • Iniciao Artstica
  • Instrumento Musical e Canto
  • ARTE para o Futuro...

/ Meninos Cantores de Campinas


 Meninos Cantores de Campinas

Histórico Fundado em 1991, o Coral dos Meninos Cantores de Campinas, fez sua 1ª apresentação na Catedral Metropolitana de Campinas, com a cantata de Natal de Orlando Fagnani e Lea Ziggiatti, trajando seu uniforme oficial, hábitos franciscanos.

Em 1992, participam da montagem de Carmina Burana, junto com a Orquestra Sinfônica de Campinas sob a regência do maestro Benito Juarez.

Em 1994, são admitidos na Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil, durante o II Congresso Regional em Porto Alegre – RS, cantando com vários inscritos numa atividade intensa.

Em 1995, participam do XI Congresso Nacional de Meninos Cantores em Sete Lagoas, MG, gravam 2 CDs ( um com o melhor do repertório e outro com músicas natalinas) e participam de dois megaconcertos com o Coralusp, o Coral Eco e Orquestra Sinfônica de Campinas no Teatro Municipal de São Paulo e no Teatro Nacional em Brasília.

Em 1996, apresentam a opereta Severino I, o Falso Rei, em Campinas, recebendo o Prêmio Estímulo, da Secretaria de Cultura da Cidade. Participam ainda do XXVIII Congresso Internacional de Pueri Cantores de Salzburg – Áustria, como único representante da América Latina.

Em Julho de 2000, são anfitriões do IV Congresso Regional de Meninos Cantores do Brasil, reunindo 500 crianças de várias cidades, cantando repertório exclusivamente brasileiro .Esse evento foi finalizado com a Missa Breve de Hernani Aguiar e com a Orquestra Sinfônica de Campinas, sob regência de Benito Juarez, na sala São Paulo, aberto exclusivamente para esse Congresso.

Em 2007, homenageando os 80 anos do Conservatório Carlos Gomes, foi organizado mais um Congresso regional, em Campinas, com a maioria dos coros filiados. A abertura foi a ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, em homenagem aos 200 anos de sua morte, sob à direção artística do Maestro Akira Kawamoto, e com a Orquestra da UNICAMP sob a regência de Eduardo Ostorgorèm.

Em fase de renovação, vários novos regentes se envolveram com o Coral, como Clayton Dias, que participou do Congresso em Cássia, MG, Danilo Demori, Natália Laranjeira que participou do Congresso Regional Sudeste em Petrópolis-RJ e atualmente, Leandro Gouveia.

Conteúdo: Técnica Vocal e Teoria Coral.

Horário: SEGUNDAS E QUARTAS: 19h às 20:30h

 

Maestro: Leandro Gouveia

A trajetória do regente Leandro Gouveia começou aos 8 anos de idade, quando teve seu primeiro contato com o violino. Mais velho, o jovem de 15 anos encontrava uma nova paixão, o piano. Os estudos a partir de então nunca cessaram. Leandro se formou em piano no Curso Técnico em Instrumento Musical pelo Conservatório Carlos Gomes, de Campinas.
Hoje, é estudante de Licenciatura plena em Música na Faculdade Claretiano. Durante sua carreira como pianista, destacou-se em co-repetição para instrumentistas e cantores líricos para festivais e concursos. Também como co-repetidor em aulas de Ballet clássico no curso Técnico de Dança do Conservatório Carlos Gomes. Em 2013, Leandro encontrava uma nova etapa de sua carreira. Começou a trabalhar com o Coral infanto-juvenil Meninos Cantores de Campinas (MECCA), sendo pianista e regente assistente da maestrina Natalia Laranjeira.
O Conservatório Carlos Gomes continuou presente na sua trajetória mesmo após sua formação. Um importante momento foi sua participação no Master Class de Regencia, no qual foi assistente da renomada maestrina Simone Menezes. Atualmente Leandro é Maestro e Diretor Artistico do Coral Lirico CCCJ de Hortolandia, professor nos cursos de Iniciação artística e musicalização para bebes do Conservatório Carlos Gomes, além de Regente Titular do Coral intanto-juvenil MECCA, como também regente do Coro de Câmera Carlos Gomes.

 

Pianista: Flavia Cavalcanti.

Pianista, natural de Presidente Prudente, iniciou seus estudos em música na Escola Municipal de Artes Profª Jupyra Cunha Marcondes onde completou o curso técnico em música, em 2011. É Bacharel em piano erudito pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2015) e tem se dedicado ao aprimoramento técnico-musical, à construção de repertório pianístico, à performance e à construção de perfil artístico.
Tem se apresentado a importantes pianistas do cenário musical brasileiro e internacional como: Profº Dr. Richard Stenibach (EUA), Profª Alexandra Aubert (FRA/CHILE), Profª Drª Luciana Noda (BRA), Profº Dr. Fernando Corvesier (BRA), Profº Fábio Luz (BRA/ITÁLIA), Profª Drª Solungga Liu (TAIWAN/EUA) e Profº Dr Ney Fialkow (BRA).
Atua na área de educação musical como professora de música e piano na cidade de Campinas e na área camerística com o Duo Arabesque, formado juntamente à flautista Joana Gorenstein, atualmente Pianista Titular co coro Infanto-Juvenil MECCA (Meninos Cantores de Campinas) no Conservatório Carlos Gomes.

 

Regente Assistente MECCA: Thaís Costalonga

Thaís nasceu em Campinas e começou seus estudos de Piano Erudito aos 6 anos com Cassiana Zamith. Dos 8 aos 10 estudou com Mathias Claus na Städtische Musikschule, em Braunschweig, Alemanha, onde também fes aulas de canto. Desde 2006 tem aula de Piano com Maria Lucila Junqueira. No canto teve 6 anos de aula com a Soprano e Regente Ciça Baradel e desde 2014 estuda Canto Lírico no Conservatório de tatui, começando com o Sopranista Marcos Baldini, e atualmente com a Mezzo-Soprano Cristine Bello Guse. Desde 2012 é estudante de Música na UNICAMP`, tendo iniciado seus estudos na Licenciatura, e desde 2015 mudou para a Regência Plena. Atualmente é Regente Assistente do Coral Meninos Cantores de Campinas, MECCA.

 

 


Contato

(19) 2519-0730
secretaria@ccg.art.br / simone@ccg.art.br

R. Jos Freitas Amorim, 155
Jd. Santa Cndida, Campinas
(Ver mapa de localizao)

CCG nas redes sociais

a